França tenta conter vazamento de gás com cheiro de 'ovo podre'

Milhares de pessoas, em locais tão afastados como Paris ou Londres, reclamam de náuseas e dor de cabeça.

BBC Brasil, BBC

22 de janeiro de 2013 | 18h12

Funcionários de uma indústria química no noroeste da França continuam trabalhando para tentar interromper um vazamento de gás que espalhou um forte cheiro por centenas de quilômetros quadrados, chegando até a Inglaterra.

Milhares de pessoas, em locais tão afastados como a capital francesa e até mesmo Londres, reclamaram de náuseas e dor de cabeça devido ao cheiro, descrito como "de ovos podres".

A ministra de Ecologia da França, Delphine Batho, interrompeu uma visita à Alemanha e está a caminho de Rouen, onde está a fábrica, para fiscalizar as operações de contenção do vazamento de mercaptano.

O mercaptano é um composto orgânico à base de enxofre, que é geralmente adicionado ao gás de cozinha.

O vazamento começou na segunda-feira, em uma fábrica administrada por uma subsidiária francesa da empresa americana Lubrizol, a cerca de 120 quilômetros de Paris.

Os ventos espalharam a nuvem de gás pelo norte da França na noite de segunda-feira e, em seguida, sobre a Inglaterra nesta terça-feira.

Adiamento

O cheiro forte também provocou o adiamento de uma partida de futebol entre os times de Rouen e Marselha, marcada para esta terça-feira.

Moradores da região disseram que o odor é "insuportável".

A fábrica foi fechada, e ainda não há informações sobre as causas do incidente.

Um alto executivo da indústria, Pierre-Jean Payrouse, disse que ainda pode levar horas até que o vazamento seja interrompido.

Na Grã-Bretanha, a Agência de Proteção à Saúde disse que o cheiro "não representa risco à saúde pública". BBC Brasil - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização por escrito da BBC.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.