França vai drenar lago escondido sob geleira

Engenheiros retirarão água em Mont Blanc para salvar aldeia de tromba d'água.

BBC Brasil, BBC

26 de agosto de 2010 | 10h57

Um lago escondido ameaça a vila francesa de Saint-Gervais-les-Bains, que fica ao lado do Mont Blanc, o ponto culminante dos Alpes.

A vila tem 3 mil habitantes e é popular entre alpinistas.

Mas entre o pico e a base do vale está um lago escondido sob o gelo glacial. O volume é equivalente a 26 piscinas olímpicas. O suficiente para produzir uma tromba d'água em apenas 15 minutos.

O fenômeno já ocorreu antes, em 1982, quando pelo menos 175 pessoas se afogaram depois que 80 mil metros cúbicos de água escaparam.

Por isso, engenheiros estão começando a colocar tubos que deverão descer a 80 metros de profundidade para drenar o primeiro foco de água.

Os engenheiros precisam trabalhar rapidamente pois estão a 3,2 mil metros em um local propenso a avalanches que pode ser acessado apenas de helicóptero.

As temperaturas mais elevadas podem ter contribuído para a criação do lago, mas uma recente onda de frio foi responsável pelo congelamento nas rotas naturais de drenagem da montanha.

Os técnicos ainda não sabem o que acontecerá depois que drenarem a água, mas um plano de evacuação da vila já foi divulgado para a população local prevendo uma possível enxurrada relâmpago.BBC Brasil - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização por escrito da BBC.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.