Ismael Francisco/AP
Ismael Francisco/AP

Frei Betto se reúne com Fidel Castro, diz jornal cubano

Órgão oficial do Partido Comunista Cubano publicou nota dizendo que teólogo brasileiro se reuniu com líder de 88 anos em Havana

O Estado de S. Paulo

28 de janeiro de 2015 | 09h58

O líder cubano Fidel Castro encontrou na terça-feira com o teólogo brasileiro Frei Betto, informou o jornal oficial cubano Granma.

"O companheiro Fidel e o destacado intelectual brasileiro Frei Betto tiveram na tarde de ontem (terça-feira) uma conversa amistosa, durante a qual abordaram vários temas nacionais e internacionais", afirma a publicação. "O encontro aconteceu em um clima afetuoso, característico das amplas e fraternais relações existentes entre Fidel e Betto."

A conversa ocorreu um dia depois de Castro, de 88 anos e afastado do poder desde 2006, ter falado pela primeira vez sobre a histórica aproximação entre Cuba e Estados Unidos para declarar que, embora desconfie de seu velho inimigo, não rejeita os acordos, o que foi considerado por Washington como um "sinal positivo".

"Betto citou seu encontro com o papa Francisco, em 9 de abril, e comentou sobre as conferências que deu durante sua viagem a Cuba", afirma o Granma.

O silêncio de Fidel Castro sobre a histórica reconciliação entre Estados Unidos e Cuba, anunciada por seu irmão e sucessor Raúl Castro e pelo presidente Barack Obama no dia 17, provocou boatos sobre sua morte no início do mês nas redes sociais e em alguns veículos de comunicação internacionais.

Fidel não aparece em público desde 8 de janeiro de 2014 e a última foto publicada é de agosto do ano passado. / AFP

 

Tudo o que sabemos sobre:
CubaBrasilFrei BettoFidel Castro

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.