22 de março de 2011 | 22h25
TÓQUIO - Dois fortes terremotos de magnitude 6 e 5,8 graus na escala Richter ocorreram na manhã de quarta-feira (noite de terça no Brasil) em uma ampla área do nordeste japonês, sem que, aparentemente, causassem danos.
Segundo a televisão pública japonesa NHK, o maior dos tremores, de 6 graus, foi registrado às 7h12 local (19h12 de Brasília) e seu epicentro foi localizado ao sul da província de Fukushima - região castigada pelos problemas nucleares.
Apesar dos terremotos, os trabalhos de recuperação na usina não foram atrapalhados, de acordo com a Agência para a Segurança Nuclear do Japão.
Veja também:
Twitter: Siga a correspondente Cláudia Trevisan, que está no Japão
Infográfico: Entenda o terremoto e maiores tragédias dos últimos 50 anos
Especial: A crise nuclear japonesa
Relatos: envie textos, vídeos e fotos para portal@grupoestado.com.br
Território Eldorado: Ouça relato do embaixador e de brasileiros no Japão
Arquivo Estado: Terremoto devastou Kobe em 1995
Minutos após o terremoto, as autoridades japonesas indicaram que não era necessário emitir um alerta de tsunami.
O tremor foi sentido com uma intensidade de grau 5, na escala japonesa de sete pontos, nas localidades de Hamadori e Ibaki.
A NHK disse que o tremor, que durou cerca de 20 segundos, fez suspender o serviço de trem de alta velocidade da linha Tohoku entre Oyama e Nasu, para checar o estado das vias.
Cerca de 24 minutos depois desse terremoto foi registrado outro de 5,8 graus na mesma zona, cujo epicentro foi localizado a 10 quilômetros de profundidade nas proximidades de Hamadori e que também não gerou nenhum alerta de tsunami.
Encontrou algum erro? Entre em contato
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.