Funeral do presidente da Polônia é marcado para sábado

Funeral do presidente da Polônia é marcado para sábado

O funeral oficial do presidente Lech Kaczynski e das 95 outras vítimas do acidente de avião ocorrido no fim de semana, na Rússia, ocorrerá no próximo sábado. A informação foi confirmada hoje pelo presidente do Senado polonês, Bogdan Borusewicz, segundo a agência de notícias PAP. O corpo do presidente já retornou ontem a Varsóvia. Já o da primeira-dama, Maria Kaczynska, foi identificado apenas hoje e deve retornar ao país amanhã. Borusewicz disse que as vítimas do acidente serão cremadas "depois", mas não especificou uma data.

AE-AP, Agência Estado

12 de abril de 2010 | 10h33

A chanceler alemã, Angela Merkel, e o presidente Horst Koehler devem comparecer ao funeral de Kaczynski, informou um porta-voz do governo. "Não foi ainda marcada a data, mas já foi decidido que a chanceler e o presidente comparecerão ao funeral", afirmou mais cedo um porta-voz do governo alemão em Berlim. O presidente russo, Dmitry Medvedev, também pretende estar presente.

A mídia polonesa já informava que o funeral de Kaczynski deve ocorrer no sábado, uma semana após o acidente aéreo ocorrido no oeste da Rússia. Em vários casos devem ser necessários exames de DNA para a identificação dos corpos.

Funcionários russos disseram que não houve problemas técnicos com o avião Tupolev, de fabricação russa. Segundo eles, os pilotos poloneses estavam voando muito baixo quando tentaram aterrissar em meio a uma forte neblina. Hoje, o presidente russo, Vladimir Putin, prometeu uma investigação "completa e abrangente" para determinar as causas do acidente.

A comitiva polonesa iria prestar uma homenagem a 22 mil militares poloneses mortos pela NKDV, a polícia secreta da União Soviética, em 1940, sob as ordens do ditador Joseph Stalin. Esse episódio ficou conhecido como o massacre de Katyn. Com informações da Dow Jones.

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.