Furacão Dorian passa por Porto Rico sem provocar grandes prejuízos

Apesar do anúncio da governadora Wanda Vázquez, o governo local decidiu manter ativo um alerta de inundações até o fim de quinta

PUBLICIDADE

Foto do author Redação
Por Redação
Atualização:

SAN JUAN - A governadora de Porto Rico, Wanda Vázquez, anunciou, nesta quarta-feira, 28, que a passagem do furacão Dorian pela ilha não provocou grandes prejuízos e determinou que os serviços públicos voltem a funcionar normalmente a partir desta quinta, 29.

Apesar do anúncio de Vázquez, o governo local decidiu manter ativo um alerta de inundações até o fim de quinta, quando apenas as escolas que foram utilizadas como refúgio pela população local não abrirão as portas.

Dorian passou a 50 quilômetros da cidade de Cabo Rojo, no extremo oeste de Porto Rico Foto: Foto: Reprodução/Google Maps

PUBLICIDADE

Vázquez parabenizou a população pelo comportamento de todos durante a passagem do furacão Dorian, de categoria 1 na escala Saffir-Simpson, que vai até cinco. "Nossa resposta mostrou que estamos preparados, mas tudo é melhorável", disse Vázquez.

Além disso, a governadora decretou a revogação da ordem de congelamento de preços e da Lei Seca que havia sido imposta devido à presença do fenômeno climático na região.

Segundo o último boletim divulgado pelo Centro Nacional de Furacões dos Estados Unidos (NHC), o furacão Dorian começou a se afastar de Porto Rico com ventos máximos sustentados de 130km/h e deve se fortalecer nos próximos dias enquanto estiver sob o Oceano Atlântico.

O governador da Flórida, Ron DeSantis, decretou estado de emergência em 26 condados que podem ser afetados pelo furacão nos próximos dias. EFE

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.