Galícia antecipa eleições regionais na Espanha

O governo regional da Galícia somou-se ao do País Basco nesta segunda-feira ao anunciar a antecipação das eleições locais para outubro. As eleições antecipadas são vistas por analistas locais como um termômetro da confiança dos eleitores na forma como o governo central da Espanha reage à crise econômica que assola o país e causa incerteza na zona do euro.

AE, Agência Estado

27 de agosto de 2012 | 11h13

A Galícia antecipou as eleições regionais para 21 de outubro, mesma data das eleições antecipadas no País Basco. Os dois pleitos ocorrerão bem antes do esperado, uma vez que, pelo calendário eleitoral espanhol, a convocação deveria ocorrer somente em 2013.

Situada no noroeste da Espanha, a Galícia é governada pelo Partido Popular (PP), do primeiro-ministro Mariano Rajoy. O País Basco é comandado por um governo de minoria liderado pelo Partido Socialista e que tem em sua coalizão o PP.

Com maioria absoluta no Parlamento espanhol, o PP tem implementado uma série de duras medidas de austeridade fiscal com o objetivo de retirar o país de sua segunda recessão em três anos. A taxa de desemprego na Espanha está próxima de 25%. As informações são da Associated Press.

Tudo o que sabemos sobre:
EspanhaGalíciaeleiçãoantecipa

Encontrou algum erro? Entre em contato

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.