S. Sabawoon/Efe
S. Sabawoon/Efe

Gates chega ao Afeganistão para explicar nova estratégia militar

Secretário de Defesa é o primeiro membro do governo Obama a visitar país após anúncio de aumento de tropas

Efe,

08 de dezembro de 2009 | 08h18

O secretário de Defesa americano, Robert Gates, chegou a Cabul nesta terça-feira, 8, para se reunir com o presidente afegão, Hamid Karzai, após a decisão do governo dos Estados Unidos de enviar mais 30 mil soldados ao país.

Veja também:

 especialEspecial: 30 anos de violência e caos no Afeganistão

 Gates aterrissou nesta madrugada na base de Bagram, próxima a Cabul, e visitou as tropas americanas já nesta manhã antes de se reunir com Karzai e outras autoridades afegãs, confirmou uma fonte da embaixada dos EUA na capital afegã.

O secretário de Defesa vai mostrar a Karzai os detalhes da nova estratégia anunciada na semana passada pelo presidente dos EUA,Barack Obama. Além do aumento de tropas, o presidente americano também fixou julho de 2011 como data para o início da retirada do contingente americano.

Com sua visita, Gates também poderá conhecer a composição do novo governo do Afeganistão, cuja apresentação ao Parlamento local está prevista para o próximo sábado, segundo o porta-voz presidencial afegão, Hamed Elmi.

Gates é o primeiro membro da administração americana a visitar o Afeganistão após o anúncio de Obama, feito em 1º de dezembro, menos de um mês depois de Karzai ter sido reeleito em um pleito repleto de denúncias de fraude.

Há atualmente no Afeganistão quase 100 mil militares estrangeiros, dos quais 68 mil são americanos.

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.