Gates: 'todas opções' estão na mesa para lidar com Irã

O secretário de Defesa dos Estados Unidos, Robert Gates, afirmou hoje que "todas as opções" estão sobre a mesa para lidar com Irã e Coreia do Norte. Segundo ele, essa postura permanece, apesar da divulgação da nova política norte-americana para restringir o uso de armas nucleares.

AE, Agência Estado

06 de abril de 2010 | 14h54

"Se há uma mensagem para o Irã e para a Coreia do Norte aqui é que, se você vai atuar de acordo com essas regras, se você vai se unir à comunidade internacional, então nós teremos certas obrigações com você", disse. "Mas se você não vai respeitar essas regras, se você será um disseminador (de armas nucleares), então todas as opções estão sobre a mesa na forma como nós vamos lidar com você."

Armas nucleares

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, pediu aos líderes mundiais hoje que se comprometam, no encontro nuclear da semana que vem, a garantir a segurança de todos os "materiais nucleares vulneráveis" do mundo nos próximos quatro anos. Em comunicado, Obama disse que a intenção é propor financiamentos para programas de prevenção da "disseminação de armas nucleares pelo mundo".

Segundo o norte-americano, o encontro sobre segurança nuclear da semana que vem, em Washington, será uma oportunidade para 47 nações se comprometerem com passos específicos para "garantir a segurança de todos os materiais nucleares vulneráveis pelo mundo em até quatro anos". As informações são da Dow Jones.

Tudo o que sabemos sobre:
EUAIrãsegurança

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.