PUBLICIDADE

General aposentado é acusado de corrupção e expulso do PC chinês

Xu Caihou, ex-vice-presidente da Comissão Militar Central, é o militar mais velho envolvido em uma operação anticorrupção 

Atualização:
General aposentado é acusado de corrupção na China Foto: Jason Lee/Reuters

PEQUIM - Um dos mais importantes militares chineses aposentados foi acusado de corrupção e expulso nesta segunda-feira, 30, do Partido Comunista Chinês. O general aposentado Xu Caihou, ex-vice-presidente da Comissão Militar Central, fazia parte do Politburo e é o militar mais velho envolvido em uma operação anticorrupção.

PUBLICIDADE

Diversas autoridades chinesas foram presas na campanha liderada pelo presidente Xi Jinping, que prometeu punir todos os corruptos independente de seus cargos.

O governo informou, por meio de comunicado, que investigadores descobriram que Xu e seus parentes aceitaram dinheiro e propriedades em troca de promoções e outros favores. "As investigações descobriram que Xu se aproveitou do cargo para ajudar na ascensão de algumas pessoas e aceitou subornos."

O comunicado acrescenta que a investigação começou no dia 15 de março. O anúncio encerra meses de especulações após a mídia chinesa ter informado, em março, que Xu havia sido detido em um hospital de Pequim, onde passava por um tratamento de câncer. A mulher e a filha de Xu também foram detidas por envolvimento nos casos de corrupção. / AP e EFE

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.