General David Petraeus assume chefia da CIA

Seis dias depois de pendurar seu uniforme militar, o general norte-americano David Petraeus encerrou sua breve aposentadoria nesta terça-feira, ao assumir o cargo de diretor da Agência Central de Inteligência (CIA).

AE, Agência Estado

06 Setembro 2011 | 13h46

O vice-presidente Joe Biden realizou a cerimônia na sala Roosevelt, na Casa Branca, à qual Petraeus compareceu não com seu familiar uniforme verde oliva, mas vestindo um terno.

Perguntado sobre como vai atuar no novo cargo e se vai manter a proximidade com o Exército, Petraeus, de 58 anos, disse que não vai manter seu uniforme ou ex-auxiliares militares e vai se adaptar ao comportamento mais informal da agência de espionagem.

"Estamos fazendo isso hoje, na sala Roosevelt, porque literalmente não há tempo a perder. O presidente quer ele no cargo", disse Biden.

"Dever, honra e país. No dia em que eu o encontrei no Afeganistão, essas palavras vieram à minha mente. Você realmente tem uma carreira significativa, general. Você se destacou em cada coisa que fez", disse Biden a Petraeus, com quem teve algumas divergências sobre aspectos da estratégia de guerra.

Petraeus, mentor da elevação do número de tropas no Iraque, se aposentou oficialmente na quarta-feira, após 37 anos de carreira militar, encerrada como comandante das forças da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) no Afeganistão.

"Obrigado ao presidente Obama por sua confiança num velho soldado. Tive uma grande aposentadoria. Esta é uma semana fantástica", brincou Petraeus, que assume em substituição a Leon Panetta, que ocupa o posto de secretário de Defesa. As informações são da Dow Jones.

Mais conteúdo sobre:
EUA CIA Petraeus

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.