Governo alemão pode perder eleição em região importante

Os partidos da coalizão de centro-direita da chanceler Angela Merkel podem perder a eleição regional em um importante Estado no sudeste do país neste domingo. Se ocorrer, a derrota deve enfraquecer a autoridade de Merkel e evidenciar o Partido Verde como a principal força de oposição no país.

AE, Agência Estado

27 de março de 2011 | 15h47

De acordo com as últimas pesquisas, a União Democrata Cristã (CDU), comandada por Merkel, pode perder o controle na região de Baden-Wuerttemberg, após conquistar apenas 43,7% dos votos. A oposição de centro-esquerda, composta pelos partidos Verde e Social Democrata, obteve 48% dos votos, o suficiente para garantir a maioria no Parlamento do Estado.

A derrota do CDU, se confirmada, será um choque para o partido que governa Baden-Wuerttemberg por mais de 60 anos. Analistas políticos dizem que o resultado provavelmente alimentará uma revolta contra a liderança de Merkel dentro de seu próprio partido. Embora não deva enfrentar um golpe de estado devido à falta óbvia de liderança alternativa, Merkel pode não conseguir eleger seu sucessor. As informações são da Dow Jones.

Tudo o que sabemos sobre:
Alemanhaeleições

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.