Governo da Colômbia e Farc iniciam negociações de paz

Representantes do governo colombiano e das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) iniciaram oficialmente as negociações de paz em Oslo, Noruega, nesta quinta-feira.

AE, Agência Estado

18 de outubro de 2012 | 12h05

"Chegamos a um acordo para a instalação pública de uma mesa de negociação", disse o enviado cubano Abel Garcia ao ler um comunicado conjunto das partes envolvidas, que em silêncio escutaram o anúncio.

Em seguida, o negociador chefe do governo colombiano, o ex-vice-presidente Humberto de la Calle, fez uma breve declaração. Depois dele falou o comandante Iván Márquez, um dos seis membros do "secretariado", a liderança máxima das Farc.

De la Calle afirmou que sabe das dificuldades mas que está disposta a trabalhar. Márquez, por sua vez, disse que os rebeldes chegam para as conversas "com um ramo de oliveira nas mãos". Os dois lados afirmaram que o diálogo sobre temas concretos começará em 15 de novembro, em Havana, e que o primeiro ponto a ser discutido será o desenvolvimento agrícola. As informações são da Associated Press.

Tudo o que sabemos sobre:
ColômbiaFarcdiálogo

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.