Governo ucraniano comanda aeroportos na Crimeia

O chefe do Conselho de Segurança da Ucrânia, Andriy Parubiy, afirmou nesta sexta-feira que os aeroportos nas cidades de Simferospol, capital da Crimeia, e na cidade litorânea de Sebastopol, estão sob comando ucraniano, apesar das tentativas de grupos armados de assumir o controle desses locais.

Agência Estado

28 de fevereiro de 2014 | 11h42

Mais cedo, o ministro do Interior ucraniano, Arsen Avakov, declarou que tropas da Marinha russa estavam bloqueando o acesso aos aeroportos e descreveu o ato como uma "invasão e ocupação militar".

Mas Parubiy afirmou posteriormente que os aeroportos continuavam sob controle ucraniano, segundo a agência de notícias Interfax. Ele afirmou que os homens armados estabeleceram postos de verificação do lado de fora dos aeroportos, mas "na verdade os aeroportos são controlados pelas forças da lei ucranianas".

O Serviço de Guarda de Fronteira ucraniano informou que cerca de 30 paraquedistas russos da 810º Brigada da Frota Russa no Mar Negro haviam tomado posições do lado de fora da base da guarda na área de Sebastopol e que eles disseram que estavam no local para evitar que as armas da base fossem tomadas por extremistas.

O Ministério da Defesa russo não falou sobre o assunto. Fonte: Associated Press.

Tudo o que sabemos sobre:
UcrâniaaeroportosCrimeia

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.