PUBLICIDADE

Grã-Bretanha opera rede de espionagem eletrônica na Alemanha, diz jornal

Documentos da NSA mostram que britânicos têm uma estação de escuta perto do Parlamento alemão

Foto do author Redação
Por Redação
Atualização:

Documentos vazados pelo ex-prestador de serviço da Agência de Segurança Nacional dos EUA (NSA) Edward Snowden mostram que a agência de vigilância britânica opera uma rede de "postos de espionagem eletrônica" nas proximidades do Parlamento alemão e do gabinete da chanceler alemã, Angela Merkel, informou o jornal britânico Independent.

PUBLICIDADE

Segundo o diário, documentos da NSA, em conjunto com fotos aéreas e informações sobre atividades passadas de espionagem na Alemanha, sugerem que a Grã-Bretanha opera sua própria estação de escuta secreta usando equipamento de alta tecnologia instalado no telhado de sua embaixada em Berlim.

A operação de espionagem, conduzida pela agência britânica GCHQ em edifícios diplomáticos ao redor do mundo para interceptar dados em países-sede, é conduzida junto com os EUA e outros parceiros, informou o Independent.

No sábado 2, o jornal britânico The Guardian afirmou que agências de espionagem por toda a Europa Ocidental trabalham juntas na vigilância em massa da Internet e tráfego de telefone em programas similares ao conduzido por suas equivalentes nos EUA e criticados pelos governos europeus./ REUTERS

 

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.