Grécia entrega proposta de reformas no prazo, diz fonte da UE

A Grécia entregou ontem uma proposta de reformas de sua economia, em linha com seu programa de ajuda, antes do prazo final estabelecido por credores europeus, que era meia-noite desta segunda-feira, afirmou hoje uma autoridade da União Europeia.

Estadão Conteúdo

24 de fevereiro de 2015 | 05h37

O governo grego, que precisa que a proposta seja aprovada para garantir a extensão de seu programa por mais quatro meses, havia dito ontem que só entregaria a lista de reformas até a manhã desta terça-feira. Um acordo provisório para a extensão do auxílio à Grécia foi aprovado na última sexta-feira.

Segundo a fonte da UE, no entanto, a lista chegou aos credores "a tempo". As reformas propostas agora deverão ser avaliadas pela chamada troica de credores - formada pela Comissão Europeia, pelo Banco Central Europeu (BCE) e pelo Fundo Monetário Internacional -, o que deverá ocorrer nas próximas horas.

Após analisar a lista, os ministros de Finanças da zona do euro - que formam o Eurogrupo - vão decidir se realizarão uma teleconferência para discutir as medidas e aprovar a extensão do programa de ajuda de Atenas, disse a fonte.

De acordo com um representante da Comissão Europeia, a proposta da Grécia parece estar em conformidade com os princípios estabelecidos pelo Eurogrupo.

"Na visão da comissão, essa lista é suficientemente abrangente para ser um ponto de partida válido para a conclusão bem-sucedida da revisão (do programa de ajuda), como solicitado pelo Eurogrupo em sua última reunião. "Estamos particularmente encorajados pelo forte compromisso (de Atenas) de combater a sonegação fiscal e a corrupção", disse o representante. Fonte: Dow Jones Newswires.

Tudo o que sabemos sobre:
Gréciareformas

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.