Gripe suína atinge mais de 5.200 e chega ao Sudeste Asiático

Tailândia e Cuba anunciam primeiros casos; Roche doará 5,65 milhões de doses do seu antigripal Tamiflu

Agencia Estado

12 de maio de 2009 | 06h47

Primeiro caso de gripe suína é confirmado na China continentalO número de pacientes infectados com o vírus A/H1N1 atingiu 5.251 em cerca de 30 países, com 61 mortes, de acordo com o boletim divulgado nesta terça, 12, pela Organização Mundial de Saúde (OMS). A totalização é 11,8% maior do que a divulgada ontem pela OMS, com 4.694 pacientes infectados.

 

Os números não incluem a Tailândia, que anunciou os dois primeiros casos do Sudeste Asiático, e Cuba, que também registrou seu primeiro paciente. O Brasil tem 8 casos confirmados, de acordo com informações do Ministério da Saúde divulgadas nesta segunda, 11.

 

 

Veja também:

especial Mapa: veja como a gripe está se espalhando

especialEntenda a gripe suína: perguntas e respostas 

video Infectologista esclarece cuidados que serão tomados 

mais imagens Veja galeria de fotos da gripe suína pelo mundo   

som 'Meios de transportes facilitam a propagação'

documento Folheto oficial do Ministério da Saúde   

Dois tailandeses que voltaram do México foram contaminados pelo vírus da gripe H1N1 mas já se recuperam da doença, informou o ministro da Saúde, Witthaya Kaewparadai, nesta terça, 12. Outras oito pessoas que tiveram contato com os dois pacientes foram liberadas após cumprirem quarentena por uma semana e não mostram sinais da chamada gripe suína, acrescentou o ministro.

 

O maior número de casos foi registrado nos EUA, com 2.600 pacientes, incluindo três mortes, seguido pelo México, com 2.059 casos e 56 mortes.

 

Tamiflu

 

O grupo farmacêutico suíço Roche anunciou nesta terça, 12, a doação de 5,65 milhões de doses adicionais de seu antigripal Tamiflu, eficaz contra a gripe suína, para a Organização Mundial de Saúde (OMS).

 

O laboratório suíço também aumentará a capacidade de produção do antiviral, prometendo 110 milhões de doses nos próximos cinco meses, precisou em comunicado. É o equivalente a cerca de 22 milhões por mês.

 

 

 

Tudo o que sabemos sobre:
gripe suínaOMS

Encontrou algum erro? Entre em contato

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.