Grupo da ONU deve visitar Irã neste mês

Autoridades de alto escalão da Organização das Nações Unidas (ONU) devem viajar ao Irã no fim deste mês para discutir suas crescentes preocupações com os possíveis aspectos militares de seu programa nuclear, disseram fontes nesta quinta-feira.

REUTERS

12 de janeiro de 2012 | 20h21

Um grupo de alto nível da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), um órgão da ONU, deve visitar o Irã por volta de 28 de janeiro, embora a data exata não tenha sido determinada ainda, disseram duas fontes.

No início desta semana, uma autoridade da AIEA disse à Reuters que o grupo, que incluiria o vice-diretor-geral Herman Nackaerts e outras autoridades, viajaria a Teerã "muito em breve".

Tal viagem aconteceria num momento de maior tensão sobre as ambições nucleares do Irã, com nações europeias se preparando para embargar o petróleo iraniano e o Irã ameaçando retaliar ao bloquear uma importante passagem de navios petrolíferos no Golfo.

O Irã, que alimentou as suspeitas do Ocidente ao começar a enriquecer urânio dentro de um bunker, disse no mês passado que renovou um convite para que especialistas da AIEA visitassem o país.

(Reportagem de Fredrik Dahl)

Tudo o que sabemos sobre:
ONUIRAVISITA*

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.