Grupo de turistas no Cairo não sabe quando voltará ao Brasil

Brasileiros ficaram presos no hotel durante protestos e esperam retornar durante esta semana.

Por BBC Brasil

Egito vive nesta segunda-feira o sétimo dia seguido de protestos Em meio à crise política no Egito, um grupo de 16 brasileiros permanece em um hotel perto do centro do Cairo, a capital do país, sem saber ao certo quando poderão viajar de volta ao Brasil. A servidora pública federal Luise Assad disse que ela chegou no dia 26 de janeiro ao país juntamente com um grupo de brasileiros para fazer um cruzeiro turístico e participar do casamento de uma amiga. "Mas agora estamos ansiosos para voltar ao Brasil. Conseguimos antecipar o voo para esta quarta-feira, mas não sabemos se conseguiremos embarcar", disse Assad, que mora em Brasília. "Quando chegamos ao Egito, já haviam protestos, mas a situação ainda estava boa. Fomos ao museu, às pirâmides e visitamos o centro do Cairo." Na última sexta-feira, houve confrontos abertos entre as forças de segurança e ativistas, paralisando o Egito. O aeroporto do Cairo cancelou vários voos e, desde então, turistas de todo o mundo lotam os terminais esperando embarcar de volta a seus países de origem. Cruzeiro cancelado Luise contou que a situação ficou ainda mais crítica quando o cruzeiro, programado para o sul do Egito, foi cancelado. O governo havia fechado todos os pontos turísticos do país por falta de segurança. "Começamos a ficar nervosos. Passamos os dias entre os quartos e o saguão do hotel. Isso nos deu uma angústia muito grande." A irmã de Luise, a médica brasiliense Daniela Assad, contou à BBC Brasil que, na noite do dia 28 de janeiro, quando os manifestantes começaram a enfrentar a polícia pelo Cairo, confrontos ocorreram na avenida em frente ao hotel. "De repente, as sirenes de emergência do hotel tocaram e muitos saíram correndo, pegando passaportes e dinheiro. Mas eu sou diabética e minha preocupação era pegar meus remédios", contou Daniela. Ela disse que o gás lacrimogêneo usado pela polícia para dispersar a multidão chegava aos andares superiores do hotel, incluindo o oitavo andar, onde estava. "O gás entrava no hotel e as pessoas gritavam histéricas. Eu fiquei muito assustada", relembrou. Daniela foi ainda nesta segunda-feira para o aeroporto, onde deve aguardar seu voo, marcado para amanhã. "Só quero ir embora agora, espero poder embarcar.". Vestido de noiva A dentista Renata Ávila, de Belo Horizonte, aparentava mais tranquilidade após as tensões dos últimos dias. "No início foi difícil, mas depois acostumei. Quero voltar para o Brasil, mas pretendo retornar ao Egito em outra oportunidade", disse. Renata contou que a tensão foi maior quando o gás lacrimogêneo entrou pelas janelas e portas do hotel. "Havia também o cheiro dos carros queimados na rua em frente ao hotel. Eu achei que ia ocorrer algo pior." O estilista Paulo Araújo, também de Brasília, veio ao país árabe para trazer um vestido feito por ele para o casamento de uma brasileira. "Não vou esquecer aquela sexta-feira (dia 28) quando estávamos no hotel e eu desci levando o vestido para ir ao outro lado do Cairo. O motorista estava nervoso, dizendo que lá fora os manifestantes e a polícia estavam se confrontando." Mas ele disse que por volta das cinco horas da tarde na hora local (13h no Brasil), policiais e jovens pararam no meio da rua e começaram a rezar. "Era o horário da oração muçulmana, e vi ali a oportunidade de sairmos com o carro em direção ao local do casamento." O estilista contou ainda que, durante o trajeto, seu motorista passava por barricadas feitas pelos manifestantes, subia nas calçadas e dirigia na contramão. "Nesse momento, eu estava com meu celular do Brasil e consegui um breve sinal para ligar para os meus pais para tranquilizá-los", disse. Araújo explicou que era a terceira vez que vinha ao Egito e que nunca imaginou que o país passaria por uma convulsão política como a atual. BBC Brasil - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização por escrito da BBC.