Grupo é detido por suspeitas de planejar atentado na Bélgica

Dez pessoas foram presas também na Holanda e na Alemanha; grupo recrutava potenciais terroristas

Efe

23 de novembro de 2010 | 12h50

BRUXELAS - Em meio à onda de ameaças e alertas terroristas na Europa, dez pessoas foram detidas nesta terça-feira, 23, na Bélgica, na Holanda e na Alemanha suspeitas de organizar um atentado terrorista em território belga.

 

Trata-se de homens com passaporte belga, holandês, russo e marroquino que, de acordo com Bruxelas, pertencem a um grupo terrorista jihadista internacional, informou a Procuradoria Federal.

 

Ainda não se sabem detalhes sobre os planos de ataque dos supostos terroristas, apenas que as detenções são resultados de uma investigação iniciada em 2009 para seguir o rastro de um grupo jihadista que recrutava jovens na Europa para serem treinados na Chechênia.

 

Outros membros do grupo, que captavam os candidatos em uma página de internet, foram detidos anteriormente na Espanha, Marrocos e Arábia Saudita durante operações contra o terrorismo internacional.

 

Os detidos serão levados à Justiça ainda nesta terça-feira, dos quais sete foram detidos na Antuérpia, dois na Holanda e um na Alemanha.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.