Carlos Ortega/Efe
Carlos Ortega/Efe

Há um ano no poder, Santos é aprovado por 85% dos colombianos

Gestão do presidente é aprovada na economia, na política externa e no combate à corrupção

Efe

05 de agosto de 2011 | 15h27

BOGOTÁ - Depois de quase um ano à frente da Colômbia, o presidente Juan Manuel Santos registra 85% de aprovação entre os colombianos, informa uma pesquisa divulgada nesta sexta-feira, 5, por veículos de comunicação de Bogotá. Ainda de acordo com o levantamento, apenas 10% da população têm uma imagem negativa do governante.

 

Os pesquisadores também perguntaram sobre a gestão de Santos, que recebeu a aprovação de 83% dos entrevistados, contra 14%, que disse que a desaprova. Além disso, a pesquisa indagou sobre a forma como ele maneja as relações internacionais do país, que foram aprovadas por 88% da população e desaprovadas apenas por 9%.

 

Em relação ao conflito armado interno, 66% consideraram que a maior guerrilha do país, as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc), se enfraqueceu em relação ao ano passado. Já 28% creem que os rebeldes que estão mais fortes do que agosto de 2010.

 

A forma como o governante conduz a economia recebeu a aprovação de 74% das pessoas questionadas, enquanto 21% a desaprovou. Apesar disso, 58% considerou que a pobreza aumentou desde agosto de 2010, enquanto para 34%, foi reduzida.

 

Sobre o combate à corrupção, Santos foi aprovado por 75% das pessoas e desaprovado por 23%. Além disso, 80% dos entrevistados acreditam que a Colômbia está em um bom caminho, contra 17% que disseram o contrário.

 

No total, 1 mil pessoas em 38 centros urbanos do país, inclusive em Bogotá e outras grandes capitais, foram consultadas pelo Centro Nacional de Consultoria. A enquete tem uma margem de erro de 3,1%.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.