Hamas luta contra a pecha de moderado

Visto pelo Ocidente como um grupo palestino terrorista - na melhor das hipóteses, radical -, o Hamas luta para se desvencilhar de uma incômoda l fama em seu próprio meio, a de moderado. "Político demais, secular demais, suave demais", acusam outros grupos anti-Israel. A Jihad Islâmica, por exemplo. Protesta porque recentemente o Hamas prendeu quatro militantes que não faziam mais do que "atacar soldados israelenses perto da fronteira". Desde janeiro de 2009, dizem os crítico, não há foguetes contra o território israelense. A avaliação de extremistas é que, ocupado com a administração de Gaza, o Hamas desviou o foco de sua missão original: lutar contra Israel. E pior, não faz nada bem.

FRANCE PRESSE, O Estado de S.Paulo

24 de abril de 2010 | 00h00

Obama e Hu Jintao, o mais e o menos popular

Barack Obama, Dalai Lama e Hillary Clinton formam o pódio dos líderes mais populares para 6 mil pessoas ouvida nos EUA, Itália, Espanha, França e Grã-Bretanha. O papa Bento 16 está em 7º. lugar. Na outra ponta vêm o iraniano Mahmoud Ahmadinejad, o líbio Muamar Kadafi e, na lanterna, o chinês Hu Jintao.

Uma aeronave sem data para voltar à Terra

Nada de multidão ou contagem regressiva. O avião X-37B decolou quinta-feira, na carona de um foguete na Flórida, com a discrição possível a um lançamento espacial. "Não sabemos quando voltará", disse um oficial da aeronáutica. O segredo sobre o projeto leva a indústria a apostar até em um avião para guerras espaciais.

Fiscal de descargas ilegais vira alvo na web

A empresa TMG, encarregada pelo governo francês de caçar quem baixa arquivos com direitos autorais, sofreu um constrangedor revés na web. Internautas divulgaram os servidores usados pela TMG e os artistas controlados - Michael Jackson e Black Eyed Peas entre eles. A partir de junho, seriam distribuídas advertências aos usuários, antes do corte da conexão. Diante da débil fiscalização, o plano deve ser adiado.

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.