Hasan Rouhani assume oficialmente a presidência do Irã

Hasan Rouhani assumiu oficialmente neste sábado a presidência do Irã, após receber a aprovação formal do líder supremo do país, o aiatolá Ali Khamenei, em cerimônia. Rouhani substitui o ultraconservador Mahmoud Ahmadinejad, que, há oito anos assumia o primeiro mandato como presidente iraniano.

GABRIELA VIEIRA, Agência Estado

03 de agosto de 2013 | 11h01

"Há uma mensagem clara ao eleger uma pessoa competente, com mais de três décadas de serviço para o estabelecimento (do Irã)", disse Khamenei, em comunicado. "Ele vem de um reduto clerical que tem confrontado os inimigos", acrescenta a nota.

O clérigo moderado de 64 anos, sétimo presidente da República Islâmica, inicia seu mandato enfrentando graves desafios no exterior e, internamente, assume uma economia em crise e o isolamento político decorrente das atitudes controversas de seu antecessor. Nas eleições de 14 de junho, Rouhani derrotou uma liga de rivais conservadores. Durante a campanha, prometeu resolver as tensões com potências mundiais e reforçar a economia atingida pelas sanções internacionais, resultado das ambições nucleares de Teerã.

Sua primeira atuação pública acontece neste domingo, quando Rouhani fará o juramento de posse diante do parlamento iraniano. Fonte: Dow Jones Newswires.

Tudo o que sabemos sobre:
IrãAhmadinejad

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.