Kirsty Wigglesworth/AP
Kirsty Wigglesworth/AP

Herdeiro britânico anuncia casamento

Segundo na linha de sucessão, príncipe William sela com anel que foi de Lady Di compromisso com antiga namorada, Kate Middleton

, O Estado de S.Paulo

17 de novembro de 2010 | 00h00

LONDRES

Após oito anos de namoro e especulações, o príncipe William, segundo na linha de sucessão do trono britânico, vai se casar no ano que vem com sua namorada, Kate Middleton. O anúncio foi feito ontem pela família real britânica. William deu à namorada o anel de noivado que pertenceu à mãe dele, a princesa Diana.

O casal, de 28 anos, ficou noivo no mês passado, durante férias no Quênia. Depois do casamento, eles vão morar no norte do País de Gales, onde o príncipe serve à Força Aérea.

Kate é filha de uma ex-aeromoça e um ex-funcionário da British Airways que enriqueceram no ramo de acessórios e brinquedos para festas infantis. O casal se conheceu há nove anos na Universidade St. Andrews, onde estudava história da arte e vivia na residência estudantil.

A demora do príncipe fez a jovem ganhar o apelido de Waity Kate (Kate à espera, em tradução livre). Ontem, William disse que finalmente "chegou o momento" de se casar e que "se tivesse percebido a pressa pelo casamento, teria feito o pedido antes". Agora, as especulações são sobre quem será o estilista do vestido de noiva, se a cerimônia será na mesma Igreja em que Charles e Diana se casaram e se a jovem será chamada algum dia de rainha Kate - seu nome é Catherine. A estilista mais cotada, segundo a mídia britânica, seria a brasileira Daniela Issa Helayel, que mora em Londres.

Kate e Diana vieram de famílias de classe média e tiveram de conviver com o frenesi da imprensa. Parte dos súditos britânicos gostaria que o príncipe Charles abdicasse do direito ao trono para que William suceda à avó, a rainha Elizabeth II.

Ontem, em sua primeira entrevista após o anúncio do noivado, Kate referiu-se à princesa Diana como um exemplo, mas William fez questão de dizer que sua noiva tem vida própria e não ocupará um lugar à sombra da mãe.

"Lady Di foi uma grande inspiração para mim. Eu gostaria de tê-la conhecido", disse Kate. Imediatamente em seguida, William completou: "Não espero que Kate ocupe os sapatos da minha mãe. O que eu quero é que ela tenha o seu próprio futuro."

O príncipe também falou aos jornalistas sobre o anel de noivado dado a Kate, que pertenceu a Lady Di. "Como vocês podem ver, o anel de compromisso é da minha mãe. É muito especial para mim e para Kate. É uma maneira de ter certeza de que minha mãe não está perdendo um dia como hoje, com a emoção da notícia de que estaremos juntos por toda a nossa vida", disse William. / NYT e GUARDIAN

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.