Hillary chega endividada às primárias da Pensilvânia

A campanha de Hillary Clinton àPresidência dos Estados Unidos começou abril no vermelho, e elachega às primárias de terça-feira na Pensilvânia com umaarrecadação bem inferior à do rival Barack Obama. Documentos apresentados na noite de domingo à ComissãoEleitoral Federal mostram que Hillary arrecadou 20,9 milhões dedólares em março, menos de metade dos 42,8 milhões angariadospor Obama. O comitê dela disse ter 8 milhões de dólares disponíveispara as próximas primárias e caucus, enquanto Obama diz ter 51milhões guardados. Além disso, a campanha de Hillary relatoudívidas de 10,3 milhões de dólares. O senador John McCain, já virtualmente assegurado comocandidato republicano, arrecadou 15,5 milhões de dólares emmarço e chegou ao final do mês com 11,6 milhões em caixa. As pesquisas mostram favoritismo de Hillary sobre Obama nadisputa de terça-feira na Pensilvânia, onde no entanto osenador investe bem mais em propaganda que sua rival. Umavitória pouco expressiva dela deve ampliar a pressão para quedesista da candidatura. Jay Carson, porta-voz da senadora, disse que a arrecadaçãodela é sólida desde o fim de março, em parte graças a umconcerto beneficente feito pelo cantor Elton John. "Hillary terá os recursos necessários para competir eganhar, por causa da força da sua base e o fluxo de centenas demilhares de novos doadores", disse Carson por email. Quase metade das dívidas de Hillary é com empresasdirigidas por dois importantes membros da campanha. O escritório de pesquisas Penn, Schoen & Berland tem umcrédito de 4,6 milhões. Ele é dirigido por Mark Penn, que foi oestrategista-chefe da campanha até ser forçado a se afastar, emmarço. A Grunwal Communications, do marqueteiro Mandy Grunwald,tem um crédito de 530 mil dólares. (Reportagem adicional de Jeff Mason)

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