Hillary e Mubarak discutem processo de paz israelense-palestino

Líder egípcio insiste no avanço rumo ao estabelecimento da Palestina

Efe

14 de setembro de 2010 | 05h39

CAIRO - O presidente do Egito, Hosni Mubarak, se reuniu nesta terça-feira, 14, com a secretária de Estado dos Estados Unidos, Hillary Clinton, em primeiro contato prévio ao reatamento das conversas de paz no Oriente Médio, informaram fontes oficiais.

Hillary chegou segunda-feira à noite à cidade egípcia de Sharm el-Sheikh, no extremo sul da península do Sinai, para dar prosseguimento à medicação americana no diálogo de paz entre palestinos e israelenses, lançado em 2 de setembro, em Washington.

Coincidindo com o começo da jornada, Mubarak insistiu na necessidade de conseguir um avanço rumo ao estabelecimento de um Estado palestino independente com Jerusalém como capital, segundo a televisão estatal egípcia.

Está previsto que, antes do início do diálogo direto, Mubarak converse também com o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, e com o presidente da Autoridade Nacional Palestina (ANP), Mahmoud Abbas.

Após estes encontros acontecerá o reatamento das conversas diretas entre Abbas e Netanyahu, com a presença da chefe da diplomacia americana.

Após a reunião acontecerá uma entrevista coletiva do enviado da Casa Branca ao Oriente Médio, George Mitchell, prevista para as 13h locais (7h de Brasília).

As delegações participarão posteriormente de um almoço oferecido por Mubarak, e em seguida o ministro de Assuntos Exteriores egípcio, Ahmad Aboul Gheit, comparecerá perante a imprensa.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.