Mills/The New York Times
Mills/The New York Times

Hillary inicia campanha presidencial em Iowa

Estado agrícola de 3 milhões de habitantes, Iowa ocupa um lugar especial na geografia e história política dos EUA

O Estado de S. Paulo

14 de abril de 2015 | 20h26

MONTICELLO, EUA - Hillary Clinton deu início nesta terça-feira, 14, em Iowa, à campanha por sua nomeação como candidata do Partido Democrata para disputar a Casa Branca. Nesse Estado, no centro dos EUA, ela sofreu uma dura derrota, há sete anos, para o então jovem senador Barack Obama. Em Le Claire e Monticello, ela conversou com estudantes e líderes de pequenos comitês democratas na região. 

Estado agrícola de 3 milhões de habitantes, Iowa ocupa um lugar especial na geografia e história política dos EUA. Há décadas, ele é palco das primeiras consultas aos eleitores durante as primárias dos dois grandes partidos. O resultado não é decisivo em termos aritméticos, mas marca o tom que seguirá a campanha. 


A estratégia demonstrada por Hillary foi a de escutar a população e passar mais tempo em campo, tentando afastar a imagem de talentosa para o jogo político em Washington, mas longe das diferentes realidades do país. 

Em Iowa, a pré-candidata percorreu as estradas em uma van, supervisionada por uma pequena equipe de assessores. Hillary foi o primeiro e único nome até agora a ser confirmado para a disputa do Partido Democrata. / AFP

Tudo o que sabemos sobre:
EUAHillary ClintonIowa

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.