Hillary visita Qatar e Arábia Saudita contra Irã

A secretária de Estado norte-americana Hillary Clinton iniciou hoje viagem ao Oriente Médio como parte dos esforços da administração Obama em conseguir apoio para uma posição mais rígida contra o programa nuclear do Irã. Esta será sua primeira visita ao Qatar e à Arábia Saudita na função de secretária de Estado, países que se mostram preocupados com a ambição nuclear de Teerã.

AE, Agencia Estado

14 de fevereiro de 2010 | 12h47

A visita coincide com uma sequência de contatos dos Estados Unidos no Oriente Médio, incluindo uma visita ao Egito pelo administrador Mike Mullen, presidente da Junta de Chefes de Equipe. Os três principais representantes de Hillary - James Steinberg, Jacob Lew e William Burns - também estarão na região nos próximos dias.

A agenda não se concentra sobre o Irã. Também há esforços dos Estados Unidos em estimular maior cooperação do Iêmen contra o grupo fundamentalista Al-Qaeda, em fortalecer as relações com a Síria e retomar as negociações de paz entre israelenses e palestinos.

Na capital do Qatar, Hillary participa do Fórum Mundial Estados Unidos/Islã, no qual ela deve reproduzir o pedido do presidente Barack Obama, feito em junho na Universidade do Cairo, por um novo nível de engajamento com o mundo islâmico. Na segunda-feira, secretária de Estado deve viajar para a Arábia Saudita - primeiro para a capital, Riyadh, e na terça-feira para a cidade de Jeddah, no Mar Vermelho. As informações são da Associated Press.

Tudo o que sabemos sobre:
IrãEUAHillary Clinton

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.