Homem-bomba mata soldados franceses no Afeganistão

Um homem-bomba do Taleban disfarçado de mulher e vestindo uma burca atacou neste sábado um mercado no leste do Afeganistão, matando quatro membros das tropas francesas, de acordo com autoridades. Os soldados respondiam a um chamado de uma bomba instalada sob uma ponte na principal área de mercado do distrito de Nijrab, na província de Kapisa, quando o suicida detonou os explosivos, disse Qais Qadri, porta-voz do governo local.

AE, Agência Estado

09 de junho de 2012 | 10h17

O porta-voz do Taleban, Zabiullah Mujahid, reivindicou a responsabilidade pelo atentado por e-mail. O Ministério de Defesa da França confirmou a nacionalidade dos mortos e informou que outros cinco soldados franceses ficaram feridos na explosão. O ministério acrescentou que eles estavam em operação de suporte ao exército afegão, mas não entraram em detalhes. Qadri revelou que quatro civis afegãos também tiveram ferimentos.

O ataque em Kapisa é o segundo registrado contra as forças da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) neste sábado. Mais cedo, tropas da Otan comunicaram que um soldado foi morto em um atentado a bomba no leste do país.

Um porta-voz da coalizão internacional, o major Martyn Crighton, disse que os ataques não estavam relacionados e aconteceram em diferentes partes da região leste. As últimas baixas aumentam para 13 o número de soldados internacionais mortos neste mês. Até agora em 2012, 189 membros das tropas da Otan foram mortos no Afeganistão. As informações são da Associated Press.

Mais conteúdo sobre:
Afeganistãoataquefranceses

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.