PUBLICIDADE

Homem preso pela polícia sueca é suspeito de ataque terrorista

Proveniente do Uzbequistão, ele seria um simpatizante do Estado Islâmico

Atualização:

ESTOCOLMO - Um homem do Uzbequistão, de 39 anos, é suspeito por “ato terrorista” após ataque com caminhão que deixou quatros mortos e 15 feridos em Estocolmo.

Ele tinha sido preso em Märsta, pequena cidade no norte de Estocolmo, e seria um simpatizante do Estado Islâmico, segundo o jornal Aftonbladet. Ele é suspeito de “homicídio com caráter terrorista”, disse a porta-voz da polícia, Karin Rosander.

Parte do centro de Estocolmo foi isolado e a área próxima ao local do incidente foi esvaziada, incluindo a principal estação de trem da cidade Foto: AFP PHOTO / TT NEWS AGENCY AND TT News Agency / Fredrik SANDBERG

PUBLICIDADE

As forças de segurança consideram que provavelmente o preso seja quem jogou o veículo na zona de pedestres, matando quatro pessoas e ferindo outras 15. Essas informações foram confirmadas por Lars Byström, porta-voz da polícia de Estocolmo, em declaração à emissora estatal SVT. 

Byrström evitou dar mais detalhes sobre o avanço das investigações do primeiro atentado terrorista na Suécia desde 2010, mas negou que houve uma segunda prisão, como haviam apontado os meios locais. 

Afirmou ainda que partes do centro da capital sueca vão seguir com cordões de isolamento enquanto a investigação ocorre. 

Autoridades regionais informaram que nove dos feridos receberam alta. Entre os que permanecem, há uma criança. 

A Suécia decidiu reforçar os controles fronteirições durante dez dias para impedir que "o autor e eventuais colaboradores possam abandonar o país", declarou o Ministro do Interior, Anders Ygeman, à mesma rede televisiva. / AFP e EFE

Publicidade

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.