PUBLICIDADE

Imitador de Kim se prepara para reunião histórica em Cingapura

Sósia do líder norte-coreano foi convidado para 'cúpula alternativa' com Donald Trump falso; objetivo é estimular a discussão política por meio da sátira

Atualização:

HONG KONG - Donald Trump e Kim Jong-un não são os únicos que se preparam para a cúpula história entre EUA e Coreia do Norte em Cingapura no dia 12. O dia também será importante para um dos mais famosos imitadores do líder norte-coreano: Howard X. Ele participará de uma "cúpula paralela" ao encontro diplomático oficial.

+ Casa Branca confirma reunião entre Trump e Kim no dia 12 às 9h

+ Endereço da cúpula entre Trump e Kim em Cingapura é escolhido

Howard X imita os movimentos de Kim Jong-un. Nascido em Hong Kong, ele ganha a vida apenas atuando como o líder da Coreia do Norte. Foto: AFP PHOTO / Anthony WALLACE

O imitador, que mora em Hong Kong, não teve tempo para ficar entediado nos últimos meses. Ele esteve, dentre outros lugares, nos Jogos Olímpicos de Inverno em Pyeongchang, ao lado de um sósia de Donald Trump. Howard chegou a ser preso pela polícia sul-coreana durante o evento. Diante da delegação de líderes de torcida norte-coreanas, ele começou a dançar e agitar a bandeira do país.

Imitador de Kim Jong-un, Howard X se veste como líder norte-coreano e acena em uma estação de Hong Kong. Foto: AFP PHOTO / Anthony WALLACE

Mas desta vez, o imitador foi contratado por um hotel em Cingapura junto com o imitador de Trump para a participar de uma falsa cúpula. Seu objetivo é incentivar que as pessoas falem de política por meio da sátira. Howard, no entanto, reconhece que tanta irreverência é motivo de preocupação para sua família. "A primeira coisa que me disseram foi 'que não te matem'", afirmou, acrescentando que a mãe contratou um seguro de vida para ele.

Howard X, imitador do líder norte-coreano Kim Jong-un, em shopping de Hong Kong. Foto: AFP PHOTO / Anthony WALLACE

Nascido em Hong Kong e criado na Austrália, Howard leva o mimetismo ao limite e, assim como Kim, não confirma sua idade. Ele começou a atuar como sósia do líder norte-coreano quando ainda era músico, mas desde 2012 a imitação se tornou sua atividade principal.

Antes de cada apresentação, Howard se maquia e depila as sobrancelhas. O mais difícil, ele diz, é fazer o penteado "estilo Kim". "Dá pra dizer que eu tive sorte com esse rosto", brinca. "Kim Jong-un é um presidente vitalício, ao contrário de um presidente americano, ou um primeiro-ministro. Tenho uma carreira longa e frutífera diante de mim", ironiza.

Publicidade

Howard X revela que a parte mais difícil do trabalho é copiar o estilo do cabelo de Kim Jong-un. Foto: AFP PHOTO / Anthony WALLACE

Atualmente, Howard ganha a vida apenas como sósia - ele atua em shows, filmes e propagandas. Mas desaprova o autoritarismo de Kim. "Ele tem controle total, de corpo e alma, sobre a sua população."

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.