Informação para você ler, ouvir, assistir, dialogar e compartilhar!
Estadão Digital
Apenas R$99,90/ano
APENAS R$99,90/ANO APROVEITE

Impasse entre EUA e Israel sobre Cisjordânia continua

As divergências entre Estados Unidos e Israel com relação ao processo de paz no Oriente Médio persistem, advertiu neste domingo o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu.

AE/AP, Agencia Estado

13 de setembro de 2009 | 16h04

A observação vem à tona apenas um dia antes de um encontro entre o chefe de governo do Estado judeu e o ex-senador americano George Mitchell, enviado especial da Casa Branca à região.

O comentário de Netanyahu foi feito pouco antes de ele embarcar para o Cairo, onde se reuniria hoje com o presidente do Egito, Hosni Mubarak, que tem atuado na mediação para a retomada do diálogo entre israelenses e palestinos.

O governo americano tem pressionado Israel a suspender as obras nos assentamentos judaicos existentes em áreas ocupadas da Cisjordânia, reivindicadas pelos palestinos para a formação de um futuro Estado.

Netanyahu, cujo partido Likud é comprometido com a expansão dos assentamentos e com a manutenção dos territórios ocupados, vem tentando negociar com os EUA tolerância a algumas obras de expansão nos assentamentos.

Os palestinos recusam-se a retomar o diálogo de paz enquanto Israel não suspender totalmente as obras nas colônias judaicas. Os palestinos apontam as atividades israelenses de assentamento como o principal obstáculo à criação de um Estado no futuro. As informações são da Associated Press.

Tudo o que sabemos sobre:
EUAIsrael

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.