Importante líder do cartel de Sinaloa é preso no México

Militares mexicanos detiveram Martín Beltrán Coronel, mais conhecido como "El Aguila" (A Águia), um suposto líder que recentemente teria chegado à cúpula do Cartel de Sinaloa. O subchefe de operações do Estado-Maior da Defesa Nacional, general Edgar Luis Villegas, informou nhoje que "El Aguila" substituiu seu tio, Ignacio "Nacho" Coronel, que ao ser assassinado em 2010 era considerado o terceiro na hierarquia do grupo criminoso.

AE, Agência Estado

13 de maio de 2011 | 16h00

Beltrán Coronel foi capturado ontem na cidade de Zapopan, no Estado de Jalisco, oeste do país. Ele foi preso junto com outras quatro pessoas, dentre elas mulheres identificadas por parte de sua guarda pessoal.

Segundo o general Villegas, a ascensão de "El Aguila" na hierarquia do cartel foi aprovada pelo próprio Joaquín "El Chapo" Guzmán, considerado o líder máximo do grupo e um dos barões da droga mais procurados no México e nos Estados Unidos.

Beltrán Coronel substituiu seu tio logo após sua morte ocorrida durante um ataque das Forças Armadas em julho de 2010, também na cidade de Zapopan, localizada a 550 quilômetros a oeste da Cidade do México. A morte de Ignacio "Nacho" Coronel foi um duro golpe contra o Cartel de Sinaloa. As informações são da Associated Press.

Tudo o que sabemos sobre:
tráficoprisãocartelMéxico

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.