Imprensa britânica destaca vitória ‘histórica’ de Boris Johnson nas eleições

Algumas publicações ressaltam ‘o maior avanço dos conservadores desde Thatcher’, enquanto outras falam em ‘pesadelo de Natal’

PUBLICIDADE

Foto do author Redação
Por Redação
Atualização:

LONDRES - Os jornais britânicos, divididos entre a euforia e a decepção pelo resultado das eleições legislativas, concordam nesta sexta-feira, 13, que a vitória de Boris Johnson é "histórica" e abre o caminho para concretizar o Brexit no dia 31 de janeiro.

Boris Johnson, do Partido Conservador, venceu as eleições britânicascom ampla maioria Foto: Ben Stansall / AFP

"Vitória para Boris e para o Brexit", afirma o tabloide Daily Express, assim como outros jornais populares, favoráveis aos conservadores.

O Daily Mail pediu aos leitores em sua primeira página que demonstrem alegria com a vitória de Johnson.

PUBLICIDADE

O único tabloide favorável aos trabalhistas de Jeremy Corbyn, o Daily Mirror, fala de um "pesadelo de Natal".

O Financial Times, jornal de referência do mundo dos negócios, destaca que Johnson não depende mais do apoio dos eurocéticos dentro do Partido Conservador.

O Daily Telegraph, muito favorável ao premiê, destaca a "humilhante derrota" da líder do Partido Liberal Democrata, Jo Swinson, a principal rival da campanha pró-Brexit por sua promessa de cancelar a saída da União Europeia (UE). Seu partido perdeu muitas cadeiras no Parlamento e Jo não foi reeleita.

O Guardian considerou o resultado um "choque" e admite que "a aposta de forçar eleições antecipadas para unificar o voto pelo Brexit funcionou".

Publicidade

O Independent recorda que Johnson conseguiu o "maior avanço dos conservadores desde (Margaret) Thatcher", enquanto os trabalhistas "registram os piores resultados desde (Clement) Attlee", que ficou no poder entre 1945 e 1951. / AFP

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.