Incêndio ameaça fornecimento de água para São Francisco

Um enorme incêndio florestal nas proximidades do Parque Nacional de Yosemite, na Califórnia, continuava nesta segunda-feira a ameaçar o fornecimento de água para São Francisco. Apesar disso, houve progressos no combate ao fogo.

Agência Estado

26 de agosto de 2013 | 15h57

O porta-voz da Floresta Nacional de Stanislaus, Jerry Snyder, disse que 15% do incêndio haviam sido controlados na manhã desta segunda-feira, contra 7% na noite anterior. Segundo ele, os bombeiros foram beneficiados pelas temperaturas mais baixas provocadas, em parte, pela sombra produzida pela grande nuvem de fumaça.

Por outro lado, o fogo continuou a se espalhar e agora atinge 6060 quilômetros quadrados, área maior do que a cidade de Chicago.

O incêndio acontece nas proximidades de um dos mais populares parques nacionais do país e está a 1,6 quilômetro da maior fonte de água potável de São Francisco e de algumas das sequoias gigantes, que estão entre os seres vivos mais antigos da Terra.

O fogo é agora um dos maiores da história da Califórnia. Seu combate é prejudicado pela existência de locais inacessíveis, fortes vetos e clima seco. Os ventos ameaçam levar o fogo para comunidades próximas. Cerca de 4.500 estruturas estão ameaçadas. Pelo menos 23 foram destruídas, embora as autoridades não tenham revelado se foram moradias ou construções rurais.

A ameaça ao fornecimento de água para São Francisco fez com que o governador Jerry Brown declarasse estado de emergência na cidade. Fonte: Associated Press.

Tudo o que sabemos sobre:
EUAincêndioYosemite

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.