Incêndio atinge sede do Parlamento da África do Sul na Cidade do Cabo

Incêndio atinge sede do Parlamento da África do Sul na Cidade do Cabo

Causa do incidente ainda não foi divulgada; prédio abriga a Assembleia Nacional do país

Redação, O Estado de S.Paulo

02 de janeiro de 2022 | 04h07
Atualizado 03 de janeiro de 2022 | 04h13

O prédio do Parlamento da África do Sul, localizado na Cidade do Cabo — capital legislativa do país —, foi tomado por um incêndio no início deste domingo, 2. Os bombeiros estiveram presentes na sede enquanto as chamas e uma coluna de fumaça foram vistas por volta das 2h30, horário de Brasília.

"O telhado pegou fogo e o prédio da Assembleia Nacional também está pegando fogo", disse um porta-voz dos serviços de emergência da cidade à AFP, solicitando reforços no local. “O incêndio não está sob controle e há relatos de rachaduras nas paredes do prédio”, acrescentou.

Ainda não há indicação sobre a causa do acidente. As chamas só foram controladas nesta segunda-feira, 3. "O número de soldados no local foi progressivamente reduzido”, explicou o porta-voz dos bombeiros da Cidade do Cabo, Jermaine Carelse, especificando que o fogo continua ativo na parte mais antiga do edifício.

As casas do Parlamento na Cidade do Cabo consistem em três seções, incluindo o edifício original e mais antigo, concluído em 1884. Os novos acréscimos — construídos nas décadas de 1920 e 1980 — abrigam a Assembleia Nacional.

Em abril do ano passado, um incêndio destruiu parte da biblioteca da Universidade da Cidade do Cabo, que abrigava uma coleção única de arquivos africanos. / AFP

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.