Incêndio destrói 580 casas e força evacuação em duas cidades dos EUA

Incêndio destrói 580 casas e força evacuação em duas cidades dos EUA

Serviço de meteorologia relatou rajadas de ventos de 128 e 160 quilômetros por hora

Redação, O Estado de S.Paulo

31 de dezembro de 2021 | 02h17

Um incêndio florestal destruiu cerca de 580 casas nesta quinta-feira, 30, e obrigou a evacuação de milhares de moradores das cidades de Superior e Louisville, no estado do Colorado, Estados Unidos. De acordo com autoridades locais, o governador da localidade, Jared Polis, declarou estado de emergência para mobilizar fundos e fornecer apoio estatal por meio do envio, entre outros, de tropas da Guarda Nacional.

O incidente começou antes do meio-dia (hora local) e em questão de horas destruiu edifícios e inúmeras áreas de terreno. O Serviço Meteorológico Nacional em Boulder relatou rajadas de vento entre 128 e 160 quilômetros por hora.

"Não ficaríamos surpresos se houvesse feridos ou mortos", disse Joe Pelle — xerife do território de Boulder, onde as localidades atingidas estão — em entrevista coletiva. Ele ainda alertou sobre a magnitude e intensidade do incêndio que ocorreu em uma área "tão densamente povoada".

O jornal Colorado Sun revelou que pelo menos seis pessoas foram tratadas por queimaduras.

Pelle indicou, conforme o jornal, que o incêndio possa ter sido originado por queda de linhas de transmissão na relva. Porém, reforçou que a investigação pode demorar dias. Um shopping center e um hotel também foram afetados.

De acordo com estimativas das autoridades, o fogo devastou cerca de 640 hectares./ EFE

 

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.