Incêndio no Kyoto Animation é golpe à indústria de animação, diz analista

Estúdio alvo de ataque no qual 33 pessoas morreram se destaca na notável indústria de animação do Japão, segundo especialistas japoneses no tema

PUBLICIDADE

Foto do author Redação
Por Redação
Atualização:

TÓQUIO - A famosa indústria de animação japonesa sofreu um grande golpe com o incêndio em um estúdio de animação no qual ao menos 33 pessoas morreram nesta quinta-feira, 18

O estúdio Kyoto Animation, localizado na antiga capital do Japão, Kyoto, é conhecido por animes populares, como “Hibike! Euphonium”. O lançamento do filme de “Free! Road to the World - The Dream” está previsto para este mês.

O estúdio se destaca na notável indústria de animação do Japão, disse o comentarista de cinema Yuichi Maeda, de Tóquio.

Fãs de animação homenageiam vítimas do estúdio Kyoto Animation, que pegou fogo no Japão Foto: REUTERS/Kim Kyung-Hoon

PUBLICIDADE

“É uma das melhores e maiores empresas de animação do Japão, e, com essa perda de vidas, muitas das melhores mãos da animação do país provavelmente estão mortas”, disse Maeda, com a voz embargada. “É muito doloroso de observar.”

“É uma imensa presença nas animaçõe daqui. Ter essa quantidade de pessoas mortas de uma vez será um grande golpe à indústria de animação japonesa”.

Enquanto algumas companhias, como a Studio Ghibli, de Hayao Miyazaki, eram conhecidas pelo esplendor de seus cenários e o uso das cores, ou pelos traços bem detalhados, os pontos fortes do Kyoto Animation, fundado em 1981, estavam por todo lado.

“Eles realmente nunca fizeram algo errado. A animação era ótima, a qualidade das histórias era bem elevada. Em geral, o equilíbrio era simplesmente maravilhoso”, elogiou.

Publicidade

“Eles fazem uma grande variedade de trabalhos, o tipo de coisa que todos amam. Eles não fazem coisas que as pessoas odeiam”, acrescentou o comentarista. “Esse incidente é inimaginável”. 

Um homem de 41anos é suspeito de ter jogado um líquido inflamávele iniciado o incêndiono prédioque abrigao estúdio Kyoto Animation Foto: Jiji Press / AFP

'Morram', disse suspeito ao atacar o prédio

Segundo relatos, um homem gritou "Morram!" e ateou fogo no local. O chefe do Corpo de Bombeiros da cidade, Kazuhiro Hayashi, afirmou que 10 dos feridos estão em estado grave. Cerca de 70 funcionários estavam no local quando o fogo começou.

A identidade do agressor não foi revelada e ele está sob custódia num hospital após ter ficado ferido no incêndio. 

O motivo do ataque ainda é desconhecido e o suspeito ainda não foi interrogado.O fogo começou na porta do prédio e se espalhou pelos três andares. Há mortos espalhados por todo o edifício.

O ataque comoveu os japoneses que enviaram mensagens de luto e solidariedade nas redes sociais. A hashtag “rezem por Koani” se popularizou nas redes do país. 

O primeiro-ministro Shinzo Abe condenou o ataque, que classificou de “chocante demais para ser descrito em palavras”.

Publicidade

Meios de comunicação locais informaram que o suspeito pode ter dado início às chamas na porta da frente, forçando as pessoas no local a procurarem outras saídas Foto: Kyodo News / AP

Combate às chamas levou três horas

Segundo os bombeiros, testemunhas relataram que ouviram detonações no primeiro andar. O incêndio começou por volta das 10h30 (22h30 em Brasília) e foi contido quase em sua totalidade três horas depois, embora a fumaça ainda saísse de algumas janelas, de acordo com imagens transmitidas por emissoras de televisão locais.

Com cerca de 160 funcionários, a Kyoto Animation foi criada em 1981 e produz programas de cinema e anime para a televisão. Entre suas produções estão K-ON! e A Melancolia de Haruhi Suzumiya.

O incêndio de quarta-feira é o mais mortífero no país desde 2001, quando as chamas mataram 44 pessoas no distrito de Kabukicho, em Tóquio. /AFP e REUTERS

 

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.