Evan Collis/Departamento de Bomberiros e Serviços de Emergência
Evan Collis/Departamento de Bomberiros e Serviços de Emergência

Incêndios fora de controle ameaçam cidade australiana de Perth

O Departamento de Bombeiros e Serviços de Emergência pediu aos moradores que 'agissem imediatamente para sobreviver'

Redação, O Estado de S.Paulo

16 de janeiro de 2021 | 10h15

SIDNEY - Bombeiros australianos indicaram neste sábado, 16, que ainda estavam combatendo um incêndio fora de controle que ameaça casas na cidade de Perth, na costa oeste do país.

Em uma mensagem de alerta, o Departamento de Bombeiros e Serviços de Emergência (DFES) pediu aos moradores que "agissem imediatamente para sobreviver", enquanto as chamas se aproximavam das casas em Oakford, cerca de 35 quilômetros ao sul do centro da cidade de Perth. Eles também pediram aos habitantes para evacuar a área ou se refugiar, já que o fogo lançou fumaça espessa sobre a região.

Cerca de 150 bombeiros iriam trabalhar durante a noite para tentar controlar o incêndio, que afeta entre 80 e 100 hectares, disse o gerente distrital do DFES, Russell Wells, à imprensa. Certamente temos algumas condições pela frente que são um desafio", disse Wells.

 

A bushfire EMERGENCY WARNING is current for people in an area bounded by Rowley Road, Kwinana Freeway, Mortimer Road,... Publicado por Department of Fire and Emergency Services WA em  Sexta-feira, 15 de janeiro de 2021

Embora seja provável que as temperaturas baixem durante a noite, com previsão máxima de 33ºC, ventos fortes são previstos. Imagens aéreas mostraram pelo menos uma estrutura em chamas na área, enquanto aviões aquáticos tentavam apagar o fogo. Várias estradas também foram fechadas e centros de evacuação foram estabelecidos.

A Austrália Ocidental escapou dos incêndios devastadores do verão passado, que devastaram os dois estados mais populosos do país, Nova Gales do Sul e Victoria. No final de 2019 e início de 2020, esses incêndios destruíram mais de 24 milhões de hectares de matas e florestas afetadas pela seca Austrália, matando mais de 30 pessoas e destruindo milhares de casas./AFP

Tudo o que sabemos sobre:
incêndioAustrália [Oceânia]

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.