Índia planeja construção de 25 parques de energia solar

A Índia planeja melhorar a infraestrutura para a produção de energia solar e em breve irá anunciar processos licitatórios para o desenvolvimento de diversos desses parques. Tarun Kapoor, secretário-adjunto do Ministério de Energia Nova e Renovável, disse ao Wall Street Journal que a administração federal em Nova Délhi e outros cinco governos estaduais irão trabalhar para criar 25 parques solares. Isso poderia aumentar a capacidade instalada total desse tipo de geração de energia em cerca de 10 vezes no país, para 20.000 megawatts.

AE, Estadão Conteúdo

21 de setembro de 2014 | 18h49

Ainda segundo o secretário-adjunto, ao menos 10 desses parques provavelmente serão criados ao longo do próximo ano, assim como a infraestrutura, que inclui linhas de transmissão. Os outros 15 parques devem ser concluídos nos próximos quatro ou cinco anos, disse.

A Índia tem acelerado o projeto de energia solar desde que o primeiro-ministro Narendra Modi assumiu o governo. Mesmo assim, a produção desse tipo de energia corresponde a somente cerca de 1% do mix energético do país.

Os custos para a geração desse tipo de energia ainda excedem os custos das usinas de energia térmicas movidas a carvão, embora essa diferença tenha caído drasticamente nos últimos três anos. Um dos principais entraves à geração de energia solar na Índia ainda diz respeito à aquisição de terras, mas esses 25 parques planejados estão localizados em áreas do governo. Parte desses parques serão oferecidos a empresas estatais e privadas. Fonte: Dow Jones Newswires.

Mais conteúdo sobre:
Índiaenergia solar

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.