EFE/EPA/SANJAY BAID
EFE/EPA/SANJAY BAID

Índia supera 5 milhões de casos de covid-19; país é segundo do mundo com mais casos da doença

Na frente está os Estados Unidos, Brasil aparece logo atrás em números da doença no mundo

Redação, O Estado de S.Paulo

16 de setembro de 2020 | 02h32

NOVA DELHI - A Índia ultrapassou a barreira de cinco milhões de casos de coronavírus na quarta-feira, 16, de acordo com dados do Ministério da Saúde, enquanto a pandemia continua se espalhando a um ritmo vertiginoso pelo país. O segundo país mais populoso do mundo, que registrou um milhão de novos casos de covid-19 em apenas onze dias, confirmou 5,02 milhões de infecções até o momento, ficando atrás dos Estados Unidos, onde foram detectados 6,59 milhões de infecções.

Mais de 90.000 novos casos e 1.290 mortes foram detectados na quarta-feira, um recorde. A Índia examina cerca de um milhão de pessoas por dia, o que, de acordo com muitos especialistas, é o suficiente.

Especialistas estimam que o número real de infecções pode ser muito maior, hipótese confirmada por estudos realizados nas últimas semanas, que mediram anticorpos contra o vírus em moradores das cidades de Nova Delhi e Mumbai.

O Conselho Indiano de Pesquisa Médica, que coordena a resposta do governo à crise, considerou na semana passada que sua investigação permitia supor que havia 6,5 ​​milhões de pessoas infectadas pelo coronavírus em maio.

O número total de mortes na quarta-feira subiu para 82.066 - menos da metade das 195.000 mortes registradas nos Estados Unidos - já que muitas não são registradas corretamente pelas autoridades. /AFP

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.