PUBLICIDADE

Indiciado por venda de vaga em universidade deu aula de tênis para Michelle Obama, diz família

Fundação Obama não comentou o caso; esquema vendia vagas com falsas bolsas de estudo para atletas universitários

Foto do author Redação
Por Redação
Atualização:

WASHINGTON - O técnico de tênis Gordon Ernst é um dos indiciados pela Justiça americana no caso de compra de vagas em universidades de elite. Ernst, que trabalha na Universidade de Rhode Island, deu aulas particulares de tênis para a ex-primeira-dama Michelle Obama e sua filha Malia Obama, segundo a família do instrutor.Um porta-voz da família Obama não respondeu um pedido para comentar o caso. 

Ernst foi contratado pela Universidade depois de treinar o time de tênis feminino da Universidade de Georgetown por 12 anos. Ele foi afastado das funções depois que o cargo tornou-se público e não se manifestou publicamente sobe o caso. 

A ex-primeira dama Michelle Obama Foto: Washington Post/Matt McClain

PUBLICIDADE

Ele foi defendido pela mãe, Rollice Ernst. “Essas faculdades fazem o que querem. Deixam a critério dos treinadores um número de vagas (para bolsas) para que eles recrutem”, disse. “Quando dinheiro entra na equação, eles ficam irritados, aparentemente.”

Ontem, o Departamento de Justiça dos Estados Unidos indiciou nesta terça-feira, 12, ao menos 33 pessoas, entre elas duas atrizes de Hollywood, por um esquema de pagamento de propinas milionárias e falsificação de exames para que seus filhos entrassem em universidades de prestígio nos Estados Unidos.

Entre os acusados estão Felicity Huffman, de 56 anos e conhecida pelo seu papel na série Desperate Housewives, e Lori Loughlin, de 54 anos e integrante da série Três é demais, segundo documentos judiciais. Além delas, vários empresários fazem parte dos acusados e "foram detidos por agentes federais em vários Estados", informou o escritório do procurador federal de Massachusetts, que lidera o caso./ NYT

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.