Indonésia: resultado oficial sai em duas semanas

O resultado da eleição presidencial da Indonésia permanecerá em dúvida por pelo menos dez dias uma vez que os funcionários da Justiça Eleitoral terão de tabular os votos dos mais de 130 milhões de eleitores do arquipélago.

AE, Agência Estado

10 de julho de 2014 | 16h33

O governador de Jacarta, Joko Widodo, reivindicou a vitória com base na contagem preliminar de votos, que indicava que ele obteve 52% dos votos, mas o ex-general Prabowo Subianto disse que não vai declarar a derrota antes que a tabulação dos sufrágios seja concluída, provavelmente em 22 de julho.

Os levantamentos rápidos de contagem mais conceituados mostrou que Widodo venceu por uma margem estreita, uma notícia que animou os seus partidários, que já saíram às ruas comemorando a vitória.

Por outro lado, algumas pesquisas de opinião feitas antes do pleito mostraram Subianto na liderança.

Hashim Djojohadikusumo, irmão e assessor de campanha de Subianto, questionou a exatidão das contagens rápidas em uma coletiva de imprensa na noite desta quinta-feira.

Ele denunciou que era "altamente irresponsável e provocativo" que Widodo reivindicasse a vitória menos de 90 minutos após o fechamento das urnas, sem esperar que a contagem de votos oficial.

Os levantamentos rápidos de contagem no dia da eleição são conduzidas por organizações de pesquisa privadas que têm acesso à contagem de votos em certos distritos. No entanto, alguns poderão ser financiadas por grupos afiliados com uma campanha específica.

Apesar de incerta, os mercados reagiram positivamente às indicações que Widodo seja o vencedor do pleito, com a rupia recuperando valor ante o dólar e a bolsa da Indonésia subindo 2,8%, atingindo o nível mais alto em mais de um ano. Fonte: Dow Jones Newswires.

Tudo o que sabemos sobre:
Indonésiaeleições

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.