Insurgentes líbios conquistam cidade costeira de Zawiya

Forças insurgentes da Líbia expulsaram as tropas aliadas ao governo da estratégica cidade de Zawiya neste sábado, o que representa uma grande conquista para a oposição em sua marcha rumo à capital Trípoli, bastião dos aliados de Muamar Kadafi. O território que ainda permanece sob controle do líder líbio tem diminuído drasticamente nas últimas três semanas, com os insurgentes avançando a oeste, leste e sul rumo à capital, uma metrópole com 2 milhões de pessoas.

AE, Agência Estado

20 de agosto de 2011 | 13h21

Até agora, o maior prêmio da ofensiva da oposição nessas três semanas é Zawiya, uma cidade costeira localizada a 50 quilômetros de Trípoli. A oposição também informou que conquistou o controle de duas outras cidades - Zlitan, no oeste, e a cidade petrolífera de Brega, ao leste de Trípoli. O momento atual da guerra civil líbia, que já dura seis meses, parece ter se tornado mais favorável para os rebeldes.

Além dos ganhos em campo, a oposição também recebeu um impulso político na sexta-feira, com a defecção de Abdel-Salam Jalloud, um aliado próximo a Kadafi. Ele participou do golpe de 1969 que levou o líder ao poder.

Neste sábado, combatentes da oposição e caminhões tomavam a principal praça de Zawiya. Sinais dos ferozes combates durante a semana passada estavam em todos os locais ao redor: edifícios com fachadas danificadas e vidraças destruídas, enquanto os corpos de dois soldados Kadafi estavam estendidos no chão da praça. Por mais de duas semanas, a batalha em Zawiya esteve concentrada em duas das principais ruas - Omar Mokhtar e Gamal Abdel-Nasser - com atiradores de Kadafi posicionados no teto de um hospital, um banco e de um hotel na praça principal. As informações são da Associated Press.

Tudo o que sabemos sobre:
LíbiaKadaficonfrontos

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.