
09 de setembro de 2011 | 08h21
TRÍPOLI - A Interpol informou nesta sexta-feira, 9, que emitiu alertas vermelhos - seu alerta para os fugitivos mais procurados - pela prisão do ex-líder da Líbia Muamar Kadafi, o filho dele Seif al-Islam e o ex-chefe da inteligência militar Abdullah al-Senoussi.
Veja também: OPINE: Onde se esconde Kadafi?
ESPECIAL: Quatro décadas de ditadura na Líbia
ARQUIVO: ‘Os líbios deveriam chorar’, dizia Kadafi
A medida foi tomada a pedido do promotor-geral do Tribunal Penal Internacional (TPI), Luis Moreno-Ocampo, que busca o trio sob suspeita de crimes contra a humanidade. Kadafi não é visto em público há meses e passou a se esconder após rebeldes contrários a seu regime tomarem Trípoli, em 21 de agosto.
A Interpol informou em comunicado nesta sexta-feira que transmitiu o alerta para seus 188 países-membros. Esse tipo de alerta é equivalente a estar na lista dos mais procurados da polícia internacional sediada em Lyon.
Há grande especulação na Líbia sobre o paradeiro de Kadafi. Rumores apontam que ele pode estar em um bunker em Trípoli, ou exilado no Níger ou na Argélia. Na quinta-feira, Kadafi disse que não fugiu. Em uma mensagem de áudio, ele pediu a seus aliados que sigam lutando pelo controle do país do norte da África.
As informações são da Associated Press.
Encontrou algum erro? Entre em contato
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.