Irã anuncia teste de nova versão de míssil

O governo do Irã informou hoje que testou, com sucesso, uma versão mais moderna de um míssil terra-terra de curto alcance. O ministro da Defesa, general Ahmad Vahidi, disse que a terceira geração do Fateh-110, que significa "conquistador" em farsi e árabe, tem um sistema de orientação de grande precisão. Afirmou também que o artefato, que utiliza combustível sólido, foi criado pela Organização das Indústrias Aeroespaciais nacional.

AE-AP, Agência Estado

25 de agosto de 2010 | 10h13

As melhorias permitem um maior alcance do míssil, disse Vahidi. As versões anteriores do Fateh-110 eram capazes de alcançar alvos a até 193 quilômetros de distância. Não foi informado o alcance do novo míssil.

Teerã costuma fazer anúncios frequentes de novos avanços em sua tecnologia militar, que não podem ser verificados por fontes independentes. A TV estatal transmitiu cenas do momento em que o foguete foi disparado e alcançou um alvo na terra. A emissora iraniana Press TV afirmou que o míssil tem nove metros de largura e pesa 3,5 toneladas. A versão moderna do Fateh-110 será entregue às forças armadas do Irã no fim do próximo mês, anunciou o ministro.

Tudo o que sabemos sobre:
Irãprograma nuclearmíssilteste

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.