Irã confirma envio de navios de guerra ao Canal de Suez, diz TV estatal

Chancelaria israelense havia ameaçado retaliar iranianos, caso travessia se confirmasse

Agência Estado,

17 de fevereiro de 2011 | 12h48

O Irã está enviando dois navios de guerra para o Canal de Suez, afirmou nesta quinta-feira a emissora estatal Press TV. A rede de televisão, que transmite em inglês, atribuiu a informação a um funcionário da Marinha iraniana não identificado. Mais cedo, o governo egípcio havia informado que a passagem foi cancelada.

A fonte, identificada apenas como um comandante, disse que os navios já estão a caminho de Suez. Segundo o funcionário, autoridades iranianas mantêm contato com funcionários egípcios para garantir a passagem. Ainda segundo a mesma fonte, os egípcios não viram nenhum problema nessa operação, informou a Press TV em seu site.

Na quarta-feira, o ministro das Relações Exteriores de Israel, Avigdor Lieberman, já havia dito que o Irã estava enviando os dois navios de guerra para o Mar Mediterrâneo. Lieberman afirmou que esse ato era uma provocação que não seria tolerada por Israel. Segundo o chanceler, os navios seguiriam para a Síria.

Também na quarta-feira, a autoridade do canal divulgou comunicado sobre o tema. "A autoridade do Canal de Suez permite que todos os navios de qualquer nacionalidade cruzem a via, contanto que o país em questão não esteja em guerra com o Egito", lembrou a autoridade, notando que esta "seria a primeira vez que navios de guerra da Marinha do Irã cruzariam o Canal de Suez desde 1979".

Tudo o que sabemos sobre:
IrãIsraelEgitoCanal de Suez

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.