Irã discute programa nuclear nos dias 6 e 7 de dezembro

O Irã concordou hoje em realizar uma nova rodada de conversações sobre seu programa nuclear nos próximos dias 6 e 7, em Genebra, informou um porta-voz da diplomacia da União Europeia (UE). O Irã negociará o tema com potências internacionais. O principal negociador do Irã, Said Jalili, irá se encontrar com a chefe da diplomacia da UE, Catherine Ashton, que liderará a delegação internacional, disse o porta-voz.

AE, Agência Estado

30 de novembro de 2010 | 09h56

"Nós recebemos agora uma resposta das autoridades iranianas, na qual elas dizem que o dr. Jalili aceitou a proposta de Catherine Ashton para se encontrar em Genebra", disse o funcionário. "As conversas entre Catherine Ashton e o dr. Jalili ocorrerão na segunda-feira e na terça-feira da próxima semana, em Genebra."

Catherine liderará o grupo que negocia com o Irã, que inclui os cinco membros permanentes do Conselho de Segurança (CS) da Organização das Nações Unidas (ONU) - Estados Unidos, Rússia, China, França e Reino Unido -, mais a Alemanha. As conversas serão as primeiras entre o Irã e as seis potências desde outubro de 2009.

O desacordo sobre as agendas vinha adiando o diálogo. As potências querem enfocar o programa de enriquecimento de urânio de Teerã, mas o país deseja uma discussão mais abrangente, incluindo temas de segurança regional. Os EUA, a UE e Israel temem que o Irã busque secretamente uma bomba nuclear. Teerã, porém, afirma ter apenas fins pacíficos, como a produção de energia para fins civis. As informações são da Dow Jones.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.