The New York Times
The New York Times

Irã diz possuir artefato chamado 'pai de todas as bombas'

Segundo o comandante da divisão aeroespacial, Amir Ali Hajizadeh, bomba pesa 10 toneladas e tem alta capacidade destrutiva

EFE

16 Setembro 2017 | 13h41

O Irã possui uma bomba de dez toneladas que é considerada "o pai de todas as bombas", segundo o comandante da divisão aeroespacial dos Guardiães da Revolução iraniana, Amir Ali Hajizadeh.

Hayizadeh, em declarações para a emissora estatal "PressTV", detalhou que "a indústria defensiva produziu bombas que pesam aproximadamente 10 toneladas e se lançadas de aviões Ilyushin, possuem uma alta capacidade destrutiva".

 + Novo míssil norte-coreano sobrevoa o Japão, após Kim ameaçar ‘afundar’ ilha

Ele chamou de "pai de todas as bombas" esta bomba iraniana, comparando-a com a norte-americana GBU-43/B Massive Ordnance Air Blast, conhecida como "mãe de todas as bombas" que os Estados Unidos lançaram em abril deste ano sobre o Afeganistão.

Nas declarações, o alto comandante iraniano disse, sem fornecer nenhum detalhe que demonstrasse isso, que o Corpo dos Guardiães da Revolução havia se infiltrado nos centros de Controle de Comando dos EUA.

+ China anuncia que apoiará novas medidas contra Coreia do Norte

Amir Ali Hajizadeh acrescentou que os Guardiães da Revolução da República Islâmica tem "todos os documentos" dos movimentos dos americanos nos últimos anos e de tudo que fizeram no Iraque e Síria.

"Nós, nestes anos, penetramos e estivemos presentes nos centros de Controle de Comando dos americanos e vimos tudo que fizeram, vimos o que eles veem, onde atacam, ao lado do que acontece e como eles sustentam o Estado Islâmico (EI)", disse o comandante.

"Os americanos criaram o EI e os dirigiram durante estes anos", afirmou disse Hajizadeh, afirmando em seguida que no futuro poderiam publicar documentos que comprovassem tudo.

Mais conteúdo sobre:
Irã [Ásia] Bomba

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.