Irã diz que diálogo nacional sobre a Síria está próximo

O governo do Irã afirmou ontem que um diálogo nacional entre todas as partes envolvidas no conflito sírio poderia começar rapidamente. O vice-chanceler iraniano, Hossein Amir Abdullahian, ofereceu-se para promover um encontro em Teerã ou em outro país da região.

O Estado de S.Paulo

24 de outubro de 2012 | 03h05

"Muito em breve haverá um diálogo nacional com a presença de todos os grupos - da oposição e do governo - em um país da região, provavelmente em Teerã", disse o vice-ministro à agência Irna.

O diplomata iraniano discutiu a reunião em encontro com seu colega russo Mikhail Bogdanov. Ainda de acordo com Abdullahian, alguns grupos da oposição hesitam em participar da negociação, mas o governo iraniano está tentando convencê-los.

Os rebeldes sírios que lutam contra Assad rejeitam a participação do Irã - o principal aliado de Assad no Oriente Médio - nas negociações.

Turquia e Irã concordaram na semana passada em buscar uma solução regional para a crise em razão da oposição da Rússia, outro aliado de Assad, a qualquer ação contra o ditador no Conselho de Segurança da ONU. / AFP

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.